terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cenário de solidão

            As chaves e a lingueta da porta foram a dupla que acordou o pequeno apartamento.
          
          Ela cruzou a porta de madeira escura e a fechou com um movimento único. Deixou estar mais um segundo com a chave entre os dedos até elas caírem em um tilintar tão sonoro entre a mesa de cristal que acordou o resto do apartamento que ainda dormia, acostumado à quietude.

          Andou até a cozinha, os passos ficando mais lentos, sem aquela correria desenfreada que se desperta na rotina empresarial. Os pés começaram no Prada e terminaram no linóleo, os companheiros caídos nem reclamaram o descaso. Todo mundo precisa de um descanso.

          A luz da geladeira surpreendeu a penumbra.
          
          Um maço de alface, cebolinha, o leite quase no fim e aquela última garrafa de vinho que ela deixou gelar para uma ocasião especial.

          Violou o rótulo, fez cuspir a rolha e meteu a mão na cristaleira. As taças observaram com curiosidade enquanto a caneca se tingia de um rubro respeitoso. Uma delas questionou: “lugar de vinho não é na taça? Por que colocar em um lugar tão atípico?” Pra enganar a dor.
          Vinho na taça é desforra, comemoração, mandar a solidão às favas. Ela queria sua companhia. Pelo menos pra sentir-se perto de alguma.

           Os pés novamente entraram em movimento, deixando a penumbra da cozinha pra trás e as taças emudecidas, trocou a madeira do assoalho pelo carpete da sala e novamente trocou pelo tecido de organza que adornava o sofá.

            Belo, mas desconfortável. Foi assim que o tecido encontrou o carpete e permaneceu assim, esperando o próximo movimento dela, que só sabia levar a caneca aos lábios e de volta ao estômago, abrir e fechar os olhos tediosamente, e fitar a luz da rua incidir no teto branco.

            Do lado de fora da janela uma tempestade se aproximava. Ela conseguia sentir no ar a chuva se encaminhando - fresca, límpida, purificante - através da brisa que balançava as cortinas. Como ela queria ter forças para se levantar e acompanhar os pingos de chuva caindo contra a vidraça da sacada. Agora, em seu espaço, uma letargia suave e bem-vinda recaia sobre ela, desfazendo aos poucos os nós que a mantiveram acordada nas últimas noites.

             Ela não sentia necessidade de ligar as luminárias. Elas a fariam encarar o grande espelho que repousava sobre a mesa de jantar e era o ponto que ela mais queria evitar naquele momento. Enfrentar a si mesma estava mais difícil do que se lembrava nos últimos tempos.

              O silêncio que embalava o apartamento parecia vir como um ressonar suave e constante, que lhe induzia ao sono. Era uma sinfonia cálida de tons e cheiros, que combinava a brisa que rompia das cortinas, antecipando o cheiro de chuva e os passos do vizinho - que ela nunca vira, mas conhecia seus horários e hábitos por dividirem um teto.

               Ela respirou fundo, querendo sentir mais fortemente o cheiro do amaciante que brotava das fronhas das almofadas, contudo foi um odor estrangeiro – mas dolorosamente conhecido – que invadiu-lhe as narinas. Sabia que a fragrância se entendia muito além de sua camisa de seda, mas ela não tinha força o suficiente para mover-se até o Box e esfregá-lo para longe. Ela sempre se apegava ao que lhe fazia sofrer.


É tão tarde para tomar a atitude certa? Ela pensou, tingindo os lábios mais uma vez.


               Foi o último pensamento antes de as pálpebras começarem a pesar demais sobre os olhos. As cortinas pareceram acompanhar seu movimento, movendo-se mais fracamente contra o vento que batia de tempos em tempos.

               E ela continuou deitada, enquanto as gotas de chuva molhavam a vidraça e o apartamento, aos poucos, a vestia com sua quietude de sempre; seus olhos fechando enquanto o resto ao ser redor voltava a adormecer.

3 comentários:

  1. Já disse uma vez que sou super teu fã por toda a tua bagagem e desse jeito que é só teu e tu transfere como ninguém pro papel. Esse não é um conto completo, nem o melhor que eu li teu, mas a forma como tu humaniza os objetos foi único.Gostei bastante. Um beijão, Dessinha, vou continuar te acompanhando aqui. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ai Dessa eu lembro desse parágrafo das taças e a caneca, ai que coisa linda <3
    Se vc dissesse que a historia se passa em São Paulo eu comentaria que a solidão da selva de pedras e asfalto também conhecida como Terra da Garoa nunca foi tão bem descrita.
    Amei demais e senti curiosidade. De que dia ela surgiu? De qual nuance tua? De qual sinapse entre o toque de Prada e o linóleo que ela saltou a vista e vc capturou os seus traços tao bem?
    Como sempre, esses teus rebentos me arrebentam. quero ver esse blog cheio de criaçõas lindas e doloridas! mil beijos, tai :*

    ResponderExcluir
  3. Me gusta a idéia de animar objetos inanimados. As taças, os sapatos, todos os outros. Poesia em prosa. =)

    ResponderExcluir